Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Notícias de destaques > Relatório semestral do Comitê de Ética é apresentado
conteúdo

Notícias

Relatório semestral do Comitê de Ética é apresentado

Documento é exigência normativa para regularidade dos CEPs
última modificação: 01/09/2023 16h46

No final do mês de julho, o Comitê de Ética em Pesquisa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (CEP-IFCE) concluiu o relatório semestral das atividades relativas ao período 2023.1, exigido pela norma operacional CNS 1/2023, tendo obtido a confirmação da regularização da demanda, pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), no início do mês de agosto.

O relatório semestral é um demonstrativo de todas as demandas realizadas pelo Comitê, incluindo dados sobre palestras, capacitações, reuniões e protocolos de pesquisas analisados. Resultante da continuidade dos trabalhos após o recente processo de recredenciamento da Conep, o relatório formaliza a atuação efetiva do CEP às unidades gestoras da ética em pesquisas no País.

Dos dados apresentados no documento, extraídos da Plataforma Brasil, página mantida pelo Ministério da Saúde (MS) para as demandas do Comitê, foram 185 relatorias realizadas no primeiro semestre deste ano, o que representa cerca de 30 por mês, ou seja, uma a cada dia. Além disso, constam também as cinco palestras realizadas no IFCE e em outras instituições.

Também são apresentados, no relatório, o quantitativo total de cinco reuniões ordinárias realizadas pelo CEP-IFCE, de forma remota, dos meses de fevereiro a junho, vez que em janeiro houve recesso anual das atividades do Comitê. Consta ainda a participação no Treinamento Regional do Sistema CEP-Conep, realizado pela Conep, em Recife-PE, com os membros dos CEPs do Nordeste.

Comitê de Ética em Pesquisa 

 O CEP-IFCE é uma unidade do Instituto Federal cearense, criado em 2011, responsável pela análise da eticidade das pesquisas atribuídas pela Conep, por meio da Plataforma Brasil. Como órgão colegiado, é composto de membros titulares e suplentes, pertencentes ao IFCE, bem como por representantes de participantes de pesquisa, externos à instituição, e tem competência para executar pareceres sobre a análise ética de pesquisas com seres humanos no Brasil.

Deborah Sampaio - Reitoria