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Simpósio no IFCE aborda novas diretrizes das engenharias

Evento acontece pela TV IFCE, com transmissão aberta pelo YouTube
última modificação: 08/11/2021 16h18

“As novas DCNs (Diretrizes Curriculares Nacionais) das Engenharias: implantação, desafios e oportunidades” é o tema principal do Simpósio de Educação em Engenharia que o Instituto Federal do Ceará (IFCE), por meio do Departamento de Ensino Superior, promove na próxima quarta, 10/11, com transmissão aberta pela TV IFCE no YouTube, a partir das 14h. O principal objetivo é discutir o processo de implantação dessas diretrizes no âmbito do instituto, cujo prazo é abril de 2023.

O simpósio terá duas exposições temáticas, com profissionais renomados no tratamento dessas atualizações. A palestra “Que engenharia queremos?” será ministrada pelo professor Walter Antonio Bazzo, do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Tecnológica (Nepet), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); já a palestra “Novas DCNs para Engenharia: desafios e perspectivas” terá à frente o professor Vanderli Fava de Oliveira, presidente da Associação Brasileira de Educação em Engenharia (Abenge).

O evento tem como público-alvo coordenadores, professores, estudantes vinculados aos cursos de engenharia e demais interessados, além de coordenações pedagógicas. As DCNs definem os princípios, os fundamentos, as condições e as finalidades, estabelecidas pela Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CES/CNE), para aplicação, em âmbito nacional, na organização, no desenvolvimento e na avaliação do curso de graduação em Engenharia das Instituições de Educação Superior (IES).

Processo participativo

"O evento abre o diálogo sobre a implantação das novas diretrizes para os cursos de engenharia. O processo de discussão será articulado por uma comissão formada por professores e técnicos, com realização de oficinas e elaboração de documento síntese que contribuirá para a construção dos projetos pedagógicos dos cursos”, destaca Jarbiani Sucupira, chefe do Departamento de Ensino Superior do IFCE. “É imprescindível que tenhamos a participação efetiva de coordenadores, professores, técnicos e estudantes, na construção de uma proposta pedagógica de forma que atendam o que preconiza tanto as diretrizes como os princípios do Projeto Político Pedagógico Institucional do IFCE", acrescenta.

Saiba mais sobre as DCNs de Engenharia.

Luís Carlos de Freitas - Reitoria