Notícias
Sistema Eletrônico de Informações (SEI) chega a todos os campi
TRANSPARÊNCIA
O Sistema Eletrônico de Informações (SEI!) encontra-se em pleno funcionamento na Reitoria e nos campi avançados. Agora, chegou o momento de implantar nos demais campi do Instituto Federal do Ceará (IFCE). Para tanto, a plataforma já tem data definida para uso em todas as unidades: 1º de agosto de 2018, conforme a Portaria nº 586/GABR/REITORIA. Antes disso, no dia 25 de julho, foi realizada transmissão ao vivo da capacitação ministrada pelo servidor Francivaldo Brito, titular da Coordenadoria de Arquivo e Protocolo, através do canal TVIFCE no YouTube. Foram apresentadas as funcionalidades, os recursos do sistema e os caminhos para tirar eventuais dúvidas.
A servidora Juliana Holanda, coordenadora de Contratos da Pró-reitoria de Administração e Planejamento (Proap), afirma ser fã do sistema. Para justificar a completa aceitação da ferramenta, ela elencou diversas situações de economia de tempo e de dinheiro. “Por exemplo, a formalização de contratos e termos aditivos, especialmente com empresas de outros estados, implicava em gastos com correios e material de expediente visto que era necessário o envio das documentações para assinatura da contratada", acrescenta.
O Sistema Eletrônico de Informações (SEI!) está em uso desde o dia 2 de janeiro. Plataforma completamente informatizada, desenvolvida pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região, o sistema é hoje utilizado em diversos órgãos da administração federal por todo o país. Por meio do sistema, é possível gerar, enviar e receber processos, incluir e modificar documentos, entre outras operações, tudo on-line. O resultado dessa equação é uma economia substancial de papel - e principalmente de tempo. Uma boa prática é utilizar o editor de texto do próprio SEI!, evitando subir PDFs desnecessários ao incluir documentos nos processos. O editor possui recursos semelhantes ao Microsoft Word, com uma interface amigável. Nele, é possível até mesmo assinar eletronicamente os documentos.
A administração operacional e técnica do Sistema Eletrônico de Informação (SEI) é feita pela Coordenadoria de Arquivo e Protocolo da Pró-reitoria de Administração e Planejamento e pela Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação. Mais informações sobre o SEI! podem ser obtidas por meio do telefone (85) 3401-2379. Para consultar a página do SEI! no IFCE (com links para o sistema, manuais explicativos, vídeos tutoriais e outros detalhes), clique aqui: https://ifce.edu.br/sei.


