Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Notícias de destaques > Tutuba faz a festa com atletas e torcidas nos JIFs
conteúdo

Notícias

Tutuba faz a festa com atletas e torcidas nos JIFs

Saiba quem é o homem por trás do personagem que animou os Jogos
última modificação: 22/10/2018 09h22
Foto: Mateus Sousa Roni, de 36 anos, veste-se de Tutuba há quatro anos

Roni, de 36 anos, veste-se de Tutuba há quatro anos

Uma das atrações da Etapa Nacional dos Jogos dos Institutos Federais (JIFs) 2018, realizada em Fortaleza, foi o Tutuba, mascote do Ferroviário, time profissional cearense. Que ele animou as torcidas e agradou a juventude todo mundo que estava no Centro de Formação Olímpica do Nordeste (CFO) percebeu. Mas quem é o homem por trás da fantasia?

Ronierbson Gomes e Silva, 36, mais conhecido como Roni, é morador do Álvaro Weyne e pai de dois filhos, um deles aluno do IFCE, do curso Integrado em Mecânica Industrial no campus de Fortaleza. Na década de 1990, Roni jogou no Ferroviário, e o amor ao clube o fez aceitar, em 2014, o desafio de vestir a fantasia do mascote do time, um tubarão.

Desde então, tem chamado a atenção pela irreverência, conquistando fãs por fazer coisas divertidas e inusitadas. "Eu faço um personagem. Sou tímido na vida real e enxerido como Tutuba", diz. "Se você observar a maioria dos mascotes, eles só assistem ao jogo, no máximo balançam o braço. Eu não, eu danço, pulo para arquibancada, invado o campo, embarco a bola, tiro calção do adversário, abraço a galera", diverte-se.

Para Roni, o papel de um mascote é trazer alegria. "É animar, fazer bagunça. Também distrair a galera quando o time perde, tirar o foco da tristeza. É o que me move. A maioria dos mascotes não passa de um, dois anos na função, eu já estou há quatro", acrescenta. A tarefa não é fácil, é preciso disposição para enfrentar o calor, força para carregar a fantasia e muita energia para animar as torcidas.

Na Etapa Nacional dos JIFs, o Tutuba marcou presença diariamente. Fez muitas selfies, circulou em todos os espaços e conquistou a simpatia do público. "Muito legal a presença dele, traz um aspecto diferente para os Jogos. É bem moleque, tira o estresse da gente", diz o estudante Erick Lemos, do curso técnico em Mecânica Industrial do campus de Fortaleza, logo após pedir para fazer uma foto com o mascote.

Roni também é só elogios para a competição. "Foi tudo muito organizado, uma estrutura excelente, a comida muito boa, o Tutuba até deu uma engordada", brinca. O mascote diz que já está planejando a despedida dos Jogos, que terminam neste domingo (21): "vou encerrar com um mergulho na piscina, vou causar".