Você está aqui: Página Inicial > Quixadá > Notícias > Professor desenvolve pesquisa com tijolo adobe
conteúdo

Notícias

Professor desenvolve pesquisa com tijolo adobe

O professor Levi Teixeira está na cidade do Porto, em Portugal, para iniciar o curso de doutorado
última modificação: 13/02/2017 18h30

O professor Levi Teixeira, recém removido do campus de Crateús para o de Quixadá, está na cidade do Porto, em Portugal, para iniciar o curso de doutorado. O Instituto Federal do Ceará (IFCE) e a Universidade do Porto têm um acordo de Cooperação Acadêmica Internacional, que já realizou três missões de trabalho.

Foi em uma dessas missões que o professor, arquiteto e urbanista, começou a parceria de pesquisa com docentes da instituição portuguesa. Ele desenvolve um estudo sobre tijolos adobe, que não passam por processo de queima e são feitos com barro e água.

De acordo com Levi, essa é um técnica milenar, usada em construções de pequeno porte, especialmente em áreas rurais. É uma técnica que não possui normativa. O objetivo do estudo é encontrar soluções para que o uso do tijolo possa ser potencializado, já que o material é permeável.

Atualmente, explica o professor, a prática popular busca atenuar o efeito da água no material realizando construções de coberturas com beirais (última fileira de telhas que forma a aba do telhado) e com as fundações elevadas.