Notícias
Olhar, ouvir e escrever para fazer uma aula diferente
Na tarde dessa segunda-feira(12), a professora de metodologia científica do campus de Ubajara, Alice Nayara dos Santos realizou uma aula incomum com seus alunos do primeiro semestre do curso de tecnologia em agroindústria.
A turma foi dividida em duplas. Em cada dupla, um aluno foi vendado e o seu par deveria guiá-lo enquanto caminhavam pelo campus. Aquilo que fossem encontrando pelo caminho deveria ser sentido pelo que estava vendado e descrito pelo que estava guiando. Após o "passeio", o estudante vendado deveria escrever sobre a experiência que passou e sobre os objetos que lhe foram descritos.
De acordo com Alice, o objetivo dessa dinâmica é "fazer com que os estudantes aprendam a olhar, a ouvir e a escrever prestando atenção aos detalhes, como pesquisadores. Além disso, eles precisam entender que a metodologia científica é mais que seguir as normas da ABNT", disse a professora.
Ainda segundo ela, essa atividade foi baseada no texto 'O trabalho do antropólogo: olhar, ouvir, escrever' que é o primeiro capítulo do livro 'O trabalho do antropólogo' de Roberto Cardoso de Oliveira.
Para o aluno, Júlio César Ferreira Gomes, a experiência de sentir as coisas sem poder vê-las e depois ter que descrevê-las foi sem dúvida muito interessante e fez a aula ser mais divertida.


