Você está aqui: Página Inicial > Ubajara > Notícias > Ubajara realiza Olimpíada de Inovação em Alimentos
conteúdo

Notícias

Ubajara realiza Olimpíada de Inovação em Alimentos

EXTENSÃO

A etapa final consistiu na apresentação dos produtos preparados para uma banca avaliadora
última modificação: 08/05/2018 21h43
Equipe vencedora recebe premiações

Equipe vencedora recebe premiações

A Coordenadoria de Pesquisa e Extensão do campus de Ubajara realizou, na sexta-feira (4), a última etapa da Olimpíada Interdisciplinar de Inovação e Tecnologia em Alimentos (OALIINTEC). 

 A OALIINTEC foi lançada em fevereiro desse ano. Após o período de inscrição, as seis equipes participantes tiveram o prazo de um mês para preparar um produto alimentício a partir de um ou mais destes três ingredientes: pimentão, ovo e acerola.

A etapa final consistiu na apresentação dos produtos preparados para uma banca avaliadora, composta pelos servidores do campus, Cícero Costa (responsável pela implantação da incubadora) e Mônica do Vale (coordenadora do curso de Gastronomia); por Sabrina Kelly Nogueira, coordenadora de Pesquisa e Extensão do campus de Tianguá; pelo pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFCE, José Wally; pelo chefe do Departamento de Extensão Social do IFCE, Daniel Ferreira; pelo presidente do Sindicato Rural de Ubajara, José da Luz; e pela representante da empresa Nutrilite, Célia Maria Gomes.

Foram apresentados os seguintes produtos, nessa ordem: bebida funcional à base de acerola e abacaxi adicionada de gengibre e hortelã; Preparo de bebida láctea enriquecida com acerola; sorvete de pimentão com calda de acerola; licor cremoso de acerola e ovo; Aproveitamento integral da acerola na elaboração de iogurte enriquecido com farinha do resíduo da acerola; e pasta de pimentão.

As equipes foram classificadas pela apresentação, técnica de produção e ainda pela variabilidade de aplicação do produto no mercado. Em terceiro lugar, ficou a equipe do 'sorvete de pimentão com calda de acerola'; e em segundo lugar, o 'licor cremoso de acerola e ovo'.

As alunas Luciana Martins, Maria Clara Freire, Lana Ruth e Joaquina Regina conquistaram o primeiro lugar com a elaboração do iogurte de acerola enriquecido com a farinha do seu resíduo. Para elas, participar da olimpíada foi "um desafio muito satisfatório".

Prestigiaram o evento o diretor-geral do campus, Ulisses Costa; a coordenadora de pesquisa e extensão, Gislaine Albuquerque; Verônica Gomes, responsável pelo projeto da olimpíada e o vice-prefeito de Ubajara, Adécio Muniz.

De acordo com Ulisses Costa, a olimpíada deve entrar para o calendário de atividades do campus. "O ideal é que possamos realizá-la todo ano, assim criamos oportunidades para os alunos e beneficiamos a comunidade, com a criação de produtos de qualidade", comentou o diretor.