Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Tauá debate as riquezas e tecnologias no semiárido nordestino

Notícias

Tauá debate as riquezas e tecnologias no semiárido nordestino

O tema foi destaque na mesa redonda e apresentação de pesquisas durante Universo IFCE

O tema foi destaque na mesa redonda e apresentação de pesquisas durante Universo IFCE
última modificação: 26/11/2015 09h52
Estudantes de Agronegócio apresentam as pesquisas desenvolvidas no campus (foto: Diogenilson Aquino)

Estudantes de Agronegócio apresentam as pesquisas desenvolvidas no campus (foto: Diogenilson Aquino)

Conviver com as condições adversas do semiárido nordestino e as riquezas produzidas nessa região foram os temas da mesa redonda realizada no campus de Tauá. A atividade integrou a programação que o campus definiu para o Universo IFCE, para a tarde do Dia do Agronegócio. Nesse período, além de estudantes das escolas de Tauá, a instituição recebeu a visita de estudantes de Administração e Comércio do município vizinho, Parambu.

A valorização do homem do campo foi destaque nas discussões. “É preciso que o produtor rural tenha terras para que se brotar a cidadania do semiárido, garantindo a autonomia desse produtor”, explicou o professor José Medeiros.

O professor João Paulo Rêgo, coordenador de pesquisa e extensão do campus, apresentou algumas tecnologias que podem ser aplicadas ao semiárido: sistemas de cisternas para armazenamento de água, sistema agroflorestal e agropastoril, integração lavoura pecuária como suporte de forragem para o período de seca.

O agricultor José Roberto ressaltou que é possível produzir na região semiárida. “Existem várias tecnologias que podem ser aplicadas nessa região. Eu consigo produzir uma diversidade de alimentos utilizando a irrigação por gotejamento. Isso representa economia de água, tempo e recursos”, comentou o produtor, incentivando a busca por inovação nos institutos de ensino e pesquisa.

Pesquisas de Agronegócio

O segundo dia do Universo IFCE, em Tauá, foi destinado ao curso técnico em Agronegócio. Os visitantes conferiram as pesquisas desenvolvidas pelos estudantes desse curso. “Foi a oportunidade de ver de perto tecnologias como a mandala e a integração lavoura pecuária, que possibilitam a produção agropecuária no semiárido”, apontou o produtor José Roberto.

Mais programação

Os visitantes puderam receber alguns cuidados de enfermagem. Foram realizadas ações de promoção em saúde, como imunização, verificação de pressão arterial, glicemia capilar e medidas antropométricas.

A programação da manhã incluiu o I Encontro dos Profetas Populares do Sertão dos Inhamuns, realizando previsão das chuvas do próximo ano. No encerramento, foram realizadas atividades de esporte, arte e cultura: I Passeio Ciclístico do IFCE Tauá e apresentação da Orquestra Armorial do Cariri (Parque da Cidade).

Confira mais fotos: https://goo.gl/emTTTE

Diogenilson Aquino - campus de Tauá

Voltar para o topo