O céu azul de nuvens claras, o sol aberto e nada tímido, uma brisa suave para aliviar o calor e uma sequência de sorrisos escancarados oferecidos por gente hospitaleira nascida no berço do humor nacional: sejam todos muito bem-vindos a Fortaleza.
A capital do Ceará, estado conhecido como a Terra da Luz, é lar para mais de 2,5 milhões de habitantes e foi o destino para mais de 3 milhões de passageiros em 2014, segundo o Ministério do Turismo. Quarta cidade mais visitada pelos brasileiros em viagem pelo País, Fortaleza brilha aos olhos de quem por ela passa.
Um dos motivos para isso é expresso em um simples número: 34km de litoral. A orla urbana é um misto do encontro da natureza e seu exuberante mar verde-azulado com as marcas do homem, concretas no concreto dos edifícios residenciais exuberantes e dos hotéis mais imponentes ainda.
O calçadão que acompanha as praias de Iracema, Meireles, Mucuripe e do Futuro reúne turistas, comerciantes, artistas de rua, atletas - sejam de carteirinha ou só de final de semana -, moradores e seus bichos de estimação, até mesmo alguns fantasiados de personagens infantis para o clássico Trem da Alegria que anima a garotada.
A temperatura constante na faixa dos 25º a 27º torna a ideia de pegar um sol, dar um mergulho e experimentar os frutos do mar de frente para a imensidão do oceano ainda mais atraente, todos os dias.
Essas iguarias são, inclusive, outro destaque da cidade. Para o fortalezense, quinta-feira é o dia oficial do caranguejo (mas isso não impede de acrescentar ao cardápio camarões, lagostas e uma extensa variedade de peixes). No campo da gastronomia, quem quiser seguir no sentido Praia-Sertão pode se deliciar com os pratos mais regionais, como carne seca, baião de dois e tapiocas, servidas com os mais diversos recheios, sejam eles doces ou salgados.
Como lembrancinha para quem não pode embarcar nessa viagem, vale a pena levar de presente castanhas ou rapaduras como complemento às garrafinhas de areia com as belas paisagens do Ceará desenhadas em seu interior.
Nem só de praia vive Fortaleza. O Ceará deu ao Brasil grandes humoristas como Renato Aragão, Chico Anísio e Tom Cavalcante; consequentemente, sua capital tornou-se também a metrópole do riso, abrigando casas de show onde as gargalhadas são a principal mercadoria. Adamastor Pitaco, Rossicléia e Lailtinho Brega são alguns dos nomes famosos que dividem palcos com os comediantes de cara limpa da comédia stand-up, tendência em ascensão. A diversão é garantida para quem se dispor a rir inclusive de si mesmo.
Para os que querem presenciar a efervescência cultural fortalezense, a dica é explorar o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e seu entorno. Em uma única tarde, caindo para a noite, é possível ver uma exposição de arte, assistir a um filme difícil de encontrar no circuito comercial dos shoppings e ainda curtir um barzinho - para os mais calmos - ou uma boate até o dia amanhecer - para os mais agitados. Do forró ao MPB, passando pelo reggae e pelo rock, diversidade é o que não falta.