Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reditec abre espaço para discussões regionais

Notícias

Reditec abre espaço para discussões regionais

Grupos se reuniram no último dia do evento para debater ações de extensão
última modificação: 23/10/2015 12h05
Bruno Leonardo No último dia da Reditec, ocorreram reuniões regionais

No último dia da Reditec, ocorreram reuniões regionais

Dentro da programação da XXXIX Reunião de Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec), gestores de diversos campi das instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (EPT), de todas as regiões do País, participaram de um encontro para discutir as ações de extensão dentro de suas unidades. O evento ocorreu nesta sexta-feira, no dia 23 de outubro, na Fábrica de Negócios, em Fortaleza-CE.

O grupo do Nordeste foi mediado pela coordenadora do Fórum de Extensão da Rede (ForProext), Vânia Medeiros, que é pró-reitora de Extensão do IFPB. O grupo formado pelas regiões Sul e Sudeste foi mediado por Wilson Matos, pró-reitor de extensão do IFSP. O objetivo foi ampliar as discussões sobre o andamento das atividades desenvolvidas nas instituições federais de ensino profissional e incluiu o compartilhamento das dificuldades de implementação dessas atividades.

A abertura do encontro do grupo Nordeste se deu com um momento de reflexão dirigida aos participantes sobre como a comunidade acadêmica enxerga as ações de extensão dentro de um contexto de potencialidades. O debate envolveu, especialmente, o compartilhamento das iniciativas com o grupo. Os presentes dialogaram permanentemente ao longo da reunião, diante da missão de “fazer um debate propositivo, nos conhecendo e ampliando nossas percepções”, disse Vânia.

Com a palavra, a diretora-geral do campus de Aracati do IFCE, Maíra Nobre, manifestou sua opinião a respeito da importância dessa área de atuação: “É através da extensão que temos a oportunidade de mostrar ao aluno que o ambiente que ele vive é muito maior, que ele tem corresponsabilidade com a sociedade para transformar o seu entorno, passando a contribuir com ele. A extensão é, portanto, tão importante quanto o ensino e quanto a pesquisa dentro de nossas unidades”.

Para Eliano Pessoa, diretor-geral do campus de Sobral do IFCE, as reuniões contribuem com as políticas institucionais da Rede federal, na medida que trazem para a discussão também os desafios a serem vencidos pelo grupo. “A extensão é vista como um modo de valorizar a região em que nossas instituições estão inseridas, de modo a reconhecer, nos arranjos produtivos locais, modos de aproveitar suas potencialidades dentro de uma política de extensão”.

O grupo Sul e Sudeste socializou os debates com foco na preparação dos alunos da Rede Federal dentro de uma cultura totalmente voltada para o mundo social do trabalho. Segundo o diretor-geral do campus de Londrina do IFPR, Amir Lima, isso significa fazer o cidadão viver efetivamente o mundo, não sendo preparados apenas para conhecer e desenvolver fórmulas, nem apenas para reproduzir elementos de mercado que fortaleçam o consumo moderno.

“Nós precisamos fazer os alunos da Rede entenderem o mundo em que estão como sendo sujeitos da história. Precisamos criar uma cultura diferente, que transforme nossas unidades em um espaço, verdadeiramente, voltado para a sociedade. Estamos aqui presentes para pensar no desenvolvimento de novos métodos e de melhorias para nossas instituições nesse sentido”, ressaltou Amir Lima. Os encontros regionais foram encerrados com a geração de relatórios das discussões de cada grupo.

Deborah Sampaio - Ascom Reditec

Voltar para o topo