Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reditec incentiva estímulo à criatividade

Notícias

Reditec incentiva estímulo à criatividade

No encontro, os gestores defenderam a importância do protagonismo da rede federal
última modificação: 23/10/2015 13h03
Bruno Leonardo Evento recebeu mais de 800 participantes

Evento recebeu mais de 800 participantes

A XXXIX Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec) terminou, nesta sexta-feira, 23 de outubro, com avanços positivos em relação ao alinhamento das ações entre os gestores para o cumprimento das metas do Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024.

O reitor do Instituto Federal de Roraima (IFRR), professor Ademar de Araújo Filho, destacou o caráter participativo do evento e a deliberação de ações para a realização de ações de formação profissional e inovação tecnológica alinhadas ao PNE.

“A gente debateu, mas também encaminhou. Nós deliberamos ações para que, de fato, façamos acontecer nossas ações de formação profissional e inovação tecnológica, mas principalmente o compromisso com a formação e o fortalecimento da educação básica. E debater o tema agregado ao PNE é ter a certeza de que a rede federal tem um compromisso com a sociedade na educação profissional”, comentou o reitor do IFRR, professor Ademar de Araújo Filho.

Já o reitor do Instituto Federal do Paraná (IFPR), professor Elio de Almeida Cordeiro, destacou a importância do momento que a Reditec proporciona para alinhar as ações, principalmente em relação ao PNE. “Este é o momento para que todos os gestores estejam juntos ouvindo as novas recomendações, tomando conhecimento das metas a serem alcançadas, principalmente em relação ao PNE”, frisou o reitor do IFPR, Elio de Almeida Cordeiro.

Na avaliação de Marcelo Feres, secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, o evento foi bastante positivo, pois conseguiu reunir as principais lideranças da rede federal, com uma agenda positiva, em uma mensagem pela criatividade na gestão. 

“Nós conseguimos reunir as principais lideranças que nós temos no Instituto Federal de todo o Brasil e numa agenda positiva. O momento pede que a gente trabalhe muito a questão da criatividade e nós temos muita competência em nossa rede. A rede federal está de parabéns. A temática e a profundidade do que foi discutido apontam caminhos e trocas de experiência entre os gestores que vai nos fazer certamente avançar rapidamente”, avaliou Marcelo Feres.

O secretário lembrou ainda do compromisso que a rede federal tem em ser protagonista, induzindo o desenvolvimento do País, ressaltando a importância do PNE para atingir esse objetivo. “Discutir o Plano Nacional de Educação, o plano decenal, é o que dá o nosso norte, em termos de educação para o Brasil para os próximos anos e, uma temática como essa, mantém a rede toda mobilizada para além do evento”, concluiu Feres. 

Saulo Rêgo - Ascom Reditec

Voltar para o topo