DADOS GERAIS
Nome do curso: Ensino de Ciências da Natureza e Matemática
Classificação: Especialização
Área do conhecimento: Educação
Modalidade de oferta: Presencial
Local de realização das aulas: IFCE Campus Jaguaribe
Carga horária: Presencial: 440h
Duração: 24 meses
Turno: Diurno/Noturno
Periodicidade das aulas:
Aulas com periodicidade quinzenal, realizadas nas sextas-feiras – à noite e aos sábados - manhã e à tarde. As disciplinas têm carga horário de 20h e 40h.
Número de vagas ofertadas: Mínimo: 25 / Máximo: 35
E-mail institucional do curso: especializacaoecnm@jaguaribe.ifce.edu.br
Responsável técnico pelo curso: Luciana Barbosa
E-mail institucional do responsável pelo curso: luciana.barbosa@ifce.edu.br
OBJETIVOS DO CURSO
Objetivo Geral
Promover a continuidade na formação de docentes que atuam ou pretendem atuar no ensino de Ciências da Natureza e Matemática do Ensino Fundamental (Anos Finais) e Ensino Médio, a fim de garantir a compreensão dos principais fundamentos teórico-metodológicos que alicerçam o processo de ensino-aprendizagem.
Objetivos Específicos
a) Contribuir para a formação de docentes em se tornarem especialistas para atuarem na área das Ciências da Natureza e Matemática de forma crítica, inovadora e inclusiva;
b) Fomentar a pesquisa dos profissionais cursistas com o incentivo à produção científica no campo das Ciências da Natureza e Matemática;
c) Aprofundar conceitos fundantes das Ciências da Natureza e Matemática para a interpretação de ideias, fenômenos e processos a serem utilizados no processo de ensino aprendizagem;
d) Possibilitar reflexões acerca de escolhas metodológicas que valorizem a aplicação dos conhecimentos científicos e tecnológicos, favorecendo o protagonismo dos estudantes para o aperfeiçoamento dos processos produtivos e resoluções das questões socioambientais;
e) Compreender as competências específicas da área das Ciências da Natureza e Matemática da Base Nacional Comum Curricular a fim de favorecer o ensino pautado no desenvolvimento do espírito investigativo, estruturação de discursos argumentativos, validação e comunicação dos conhecimentos produzidos, utilizando diferentes mídias e Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC);
f) Atender à crescente demanda das instituições de ensino na região jaguaribana por docentes capacitados em Ciências da Natureza e Matemática.
PERFIL DO EGRESSO
O profissional egresso do Curso de Especialização em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática do IFCE - Campus Jaguaribe terá condições de aliar elementos teóricos e práticos no que concerne à docência e pesquisa, pautados nos aspectos contextuais e sociais do ambiente em que está inserido. Nesta direção, atuar a partir de ação-reflexão-ação que contribuirá para a transformação de processos educativos e das realidades plurais.
Portanto, o perfil do egresso é formado com vistas ao desenvolvimento de competências do pensamento técnico-científico, crítico e criativo; de forma a atuar para a formação de estudantes do Ensino Fundamental (anos finais) e Ensino Médio sobre pilares éticos e de sustentabilidade.
MATRIZ CURRICULAR
Componentes curriculares do curso de Especialização | |||
| Disciplina | Código | CH | N° de Crédito |
| Metodologia do Trabalho Científico | 14.701.1 | 40h | 2 |
Tópicos Especiais para o Ensino de Matemática - Ensino Fundamental (Anos Finais) | 14.701.2 | 40h | 2 |
| Educação, Meio Ambiente e Sustentabilidade | 14.701.3 | 40h | 2 |
| Didática e Currículos | 14.701.4 | 20h | 1 |
Práticas Educativas de Ensino das Ciências da Natureza - Ensino Fundamental (Anos Finais) | 14.701.5 | 40h | 2 |
Tópicos Especiais para o Ensino da Matemática - Ensino Médio | 14.701.6 | 40h | 2 |
| Formação de Professores e Educação Inclusiva | 14.701.7 | 20h | 1 |
| Tópicos Especiais para o Ensino de Biologia | 14.701.8 | 40h | 2 |
| Tópicos Especiais para o Ensino de Química | 14.701.9 | 40h | 2 |
| Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no Ensino de Ciências da Natureza e Matemática | 14.701.10 | 20h | 1 |
| Tópicos Especiais para o Ensino de Física | 14.701.11 | 40h | 2 |
| Avaliação Educacional | 14.701.12 | 20h | 1 |
| TOTAL | 400h | 20 | |
DOCENTES DO CURSO
| PROFESSOR(A) | ÁREA | CURRÍCULO LATTES |
Aline Silva Quaresma | Biologia | http://lattes.cnpq.br/4354739334115437 |
Ravenia Adail Silva Vieira Lima | Matemática | http://lattes.cnpq.br/9101029087645356 |
Luciana Barbosa da Silva | Pedagogia | http://lattes.cnpq.br/5737201277638794 |
Julia Jensen Didonet | Biologia | http://lattes.cnpq.br/9701615069343644 |
| Iago de Andrade Dantas | Matemática | http://lattes.cnpq.br/4868711593469177 |
Alexandra Santos Leal Oliveira | Pedagogia | http://lattes.cnpq.br/3361077319403777 |
Felipe Augusto Correia Monteiro | Biologia | http://lattes.cnpq.br/8472922577856899 |
Luana Maria de Lima Santos | Química | http://lattes.cnpq.br/4933496207020816 |
Maria Elizabeth da Costa Marques | Biologia | http://lattes.cnpq.br/6993980730449115 |
Edney Melo Rodrigues | Física | http://lattes.cnpq.br/9420355758277314 |
Maria Efigênia Alves Moreira | Pedagogia | http://lattes.cnpq.br/1396126686245960 |
FORMA DE INGRESSO
O ingresso nos cursos de pós-graduação lato sensu dar-se-á por processo seletivo público normatizado por edital, amplamente divulgado e acessível no site oficial do IFCE, determinando o número de vagas e as condições relativas à inscrição, seleção de candidatos e matrícula.
PERIODICIDADE DA OFERTA
A oferta do curso ocorre bianualmente, à critério da administração.


