Projetos Inscritos
Área 1: Ciências Exatas e da Terra ou Engenharias
ID: 101 - Bioprodutos a partir de resíduos (Fase 2)
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE - Campus Limoeiro do Norte)
Lorena Figueiredo da Silva (3° Ano do Ensino Médio)
Nayara Coriolano de Aquino (Orientadora)
Resumo: A preocupação com o meio ambiente, a eficiência energética e eficiência de matérias-primas está cada vez mais presente em quase toda sociedade, pessoas e empresas, o que levam adotarem e desenvolverem medidas e ações que, além de reduzir os impactos, como no caso de diminuição de gases poluentes e ponderação no consumo de água e energia, também contribuem para a reestruturação ambiental, como por exemplo, o reflorestamento. As transformações químicas demonstram a diversidade de produtos que podem ser gerados a partir de biomassa. Biomassa é qualquer tipo de material orgânico disponível em um renovável ou recorrente. Bioprodutos são produtos fabricados a partir de biomassa. Desta forma, este estudo busca avaliar a potencialidade do uso de resíduos orgânicos, como a casca da romã, casca de beterraba, casca da cebola, hortelã, na produção de bioprodutos como as tintas retiradas dos pigmentos que estão presentes nos alimentos in natura, além de produção de embalagens biodegradáveis, a partir do papel reciclado.
Link para o vídeo de apresentação do projeto
ID: 102 - Plataforma de veículo elétrico em escala reduzida com acionamento remoto via Bluetooth
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE - Campus Limoeiro do Norte)
Ismael Renan de Freitas Sales (3° Ano do Ensino Médio)
Rodnei Regis de Melo (Orientador)
Resumo: O veículo elétrico vem ganhando novo espaço no mercado mundial, impulsionado por novas tecnologias e políticas de sustentabilidade. Com isso, este projeto traz o desenvolvimento de uma plataforma de estudo e aprimoramento de veículos elétricos e acionamento remoto, utilizando um modelo em escala reduzida, controlado via Bluetooth. A referida plataforma serve como meio de promoção da iniciação científica e contribui para aprendizagens de natureza científica, aprimorando os conceitos teóricos e práticos do universo dos veículos elétricos e da eletrônica aplicada. O uso de ferramentas computacionais, que permitiram o trabalho remoto e que puderam promover simulações para o desenvolvimento do projeto, foram adotadas em substituição ao desenvolvimento prático em laboratório, mediante a atual situação de isolamento social.
Link para o vídeo de apresentação do projeto
ID: 103 - Virtual BioLAB: implementação de um aplicativo de acesso a Laboratório Virtual para aulas práticas de Biologia - Fase 2
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE - Campus Limoeiro do Norte)
Ricardo Correia Costa (3° Ano do Ensino Médio)
Douglas de Lima Bezerra (2° Ano do Ensino Médio)
Érika Alicia de Moura Barros (2° Ano do Ensino Médio)
Luiz Gonzaga do Nascimento Neto (Orientador)
Resumo: O uso de laboratórios virtuais ou remotos (LVRs) como alternativa para uso em dispositivos móveis vêm sendo desenvolvidos e difundidos, e estes estão atrelados a funcionalidades de Laboratórios como ferramentas computacionais fundamentais de apoio à educação. Assim, fundamentado no estado de emergência em saúde pública, que prima pelo isolamento social como forma de prevenção a pandemia da COVID- 19, resultando na suspensão das aulas presenciais, o presente projeto tem como objetivo principal implementar, para uso de discentes e docentes de um Campus do IFCE, um aplicativo que possibilita acesso a um laboratório virtual para realização de aulas práticas em ciências e Biologia.
Link para o vídeo de apresentação do projeto
ID: 104 - Mecanismo de Arado Autônomo: uma nova tecnologia de baixo custo
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE - Campus Limoeiro do Norte)
Francisco Erik Freire Assunção (2° Ano do Ensino Médio)
Guilherme de Oliveira Sousa (2° Ano do Ensino Médio)
Francisco Holanda Soares Júnior (Orientador)
Rodnei Regis de Melo (Coorientador)
Resumo: Atualmente, é bem notório a utilização da tecnologia para a realização de atividades cotidianas, porém em algumas áreas como a rural, essa alta crescente é comumente voltada para grandes produtores devido aos mesmos possuírem melhores condições financeiras e de acesso à informação para acompanhar tais inovações tecnológicas. Com essa realidade, decidiu-se pela criação de um projeto que desenvolvesse um protótipo de um mecanismo de arado, voltado para hortaliças, sendo ele de baixo de custo e autônomo, e movidos a energias renováveis, com o fim de incentivar e proporcionar aos pequenos produtores a utilização da tecnologia no campo como forma de otimizar o seu trabalho no campo.
Link para o vídeo de apresentação do projeto
ID: 105 - Filtro caseiro para pequenas comunidades: um sistema caseiro de tratamento de água
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE - Campus Limoeiro do Norte)
Maria Luiza Araújo Nogueira (2° Ano do Ensino Médio)
Marcos Paulo de Sousa Matias (1° Ano do Ensino Médio)
Giliano de Sousa Silva (1° Ano do Ensino Médio)
Maria Aparecida Liberato Milhome (Orientadora)
Resumo: O tratamento e distribuição de água potável de cada região é responsabilidade das estações de tratamento de água, porém algumas pequenas comunidades não têm acesso a essa distribuição. Há casos onde a água distribuída chega às residências com sabor, devido ao excesso de cloro usado para a desinfecção da água, o que pode acarretar a formação de Trihalometanos.Trihalometanos são compostos químicos formados pela reação entre os compostos orgânicos da água bruta, os mais presentes são os ácidos fúlvicos e húmicos esses ácidos contém grande quantidade de radicais cetona, e o cloro utilizado para a desinfecção da água. Durante o processo de tratamento de água uma das primeiras etapas é a coagulação que visa diminuir a turbidez da água, nesse processo é necessário um controle rigoroso dos produtos químicos utilizados nessa etapa. Os coagulantes mais usados são a base de ferro e sulfato de alumínio (Al2(SO4), pois eles reagem com a alcalinidade natural da água, infelizmente esse produtos em excesso podem causar riscos à saúde. Por isso além de uma maneira para eliminar os Trihalometanos da água, visamos apresentar um sistema completo de tratamento da mesma, desde do processo de coagulação até a filtração, tudo isso para promover o acesso de uma água com melhor qualidade para pequenas comunidades, o projeto visa ter um baixo custo e ter uma estrutura simples. Além disso, o projeto irá contribuir com o meio ambiente, por utilizar recursos e produtos naturais, além de materiais que seriam descartados, diminuindo assim a geração de resíduos.
Link para o vídeo de apresentação do projeto
ID: 106 - Difusor elétrico de baixo custo
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE - Campus Limoeiro do Norte)
Antônio Carlos Martins Gomes (1° Ano do Ensino Médio)
Sebastiana Clara Almeida Machado (1° Ano do Ensino Médio)
Fábio Rodrigo Freitas Mendes (Orientador)
Nayara Coriolano de Aquino (Coorientadora)
Resumo: Estudos revelam que a pandemia de Covid-19, causada pelo novo corona vírus (SARS-CoV2), trouxe inúmeros efeitos a sociedade humana, podendo-se relacionar tanto os decorrentes da enfermidade em si, como aumento no número de internações e mortes decorrentes de problemas respiratórios e vasculares, más também os relacionados a problemas psicológicos. A aromaterapia pode ser uma alternativa a ser utilizada para amenizar os efeitos nocivos causados pela ansiedade e pressão psicológica imposta por esta nova realidade, pois pesquisas mostram que aromatizadores ajudam na diminuição dos efeitos do estresse contribuindo assim para a melhoria da sensação de bem estar das pessoas. Porém estes equipamentos, em alguns casos possuem custos elevados, o que pode inviabilizar sua utilização por grande parte da população, tendo em vista que outro efeito negativo decorrente da pandemia de Covid-19 é a crise econômica global, que por sua vez diminuiu o poder de compra de uma parcela considerável da população. Por este razão o objetivo desse projeto é propor a construção de um difusor elétrico de baixo custo com utilização de materiais recicláveis. Ao final do projeto espera-se obter um equipamento que possa ser utilizado na aromaterapia e que este seja acessível, ou seja, com baixo custo para aquisição.
Link para o vídeo de apresentação do projeto
ID: 107 - Inserindo a Química no Design de Games de Luta
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) - Campus Limoeiro do Norte)
Calyne Araújo Silva (2° Ano do Ensino Médio)
Vanessa dos Santos Escócio (1° Ano do Ensino Médio)
Nayara Coriolano de Aquino (Orientadora)
Renata Chastinet Braga (Coorientadora)
Resumo: A criação de jogos na educação é uma atividade que motiva os alunos a desenvolverem seu lado criativo, além de possibilitar a reflexão e interação com diversas temáticas com fins sociais. Estudos relatam que o uso de jogos educacionais na educação motiva os alunos a aprenderem mais sobre o processo de desenvolvimento e os assuntos abordados pelos jogos. A produção do Game Design (projeto do jogo) de um jogo educativo para sala de aula é imaginar diferentes possibilidades de aprendizagem, já que envolve diversos conhecimentos que podem estar relacionados aos conteúdos curriculares. O objetivo do projeto é desenvolver um protótipo de Game Design com a temática “O que eu quero ver no futuro”, e inserir no protótipo reflexões sobre diversidade, representatividade de gênero e conteúdo de química orgânica. Para a construção do protótipo será usado o software de desenvolvimento de jogos Construct 3 e para o design dos personagens será utilizada a plataforma Picrew.
Link para o vídeo de apresentação do projeto
Área 2: Ciências Biológicas e da Saúde
ID: 201 - Potencial repelente de óleos essenciais extraídos de plantas contra o mosquito Aedes aegypti: uma revisão de literatura
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE - Campus Limoeiro do Norte)
Francisco Kauã Santos Lima (1° Ano do Ensino Médio)
Jussara Aparecida da Silva Bessa (1° Ano do Ensino Médio)
Luiz Gonzaga do Nascimento Neto (Orientador)
Resumo: O mosquito Aedes aegypti é um importante vetor de vírus causadores da chikungunya, dengue e Zika. Embora os inseticidas/repelentes comerciais atuais sejam eficazes, eles podem causar efeitos tóxicos a seres humanos. Óleos essenciais de plantas podem ser alternativas biotecnológicas para o desenvolvimento de repelentes mais eficazes e biodegradáveis. Assim, muitas informações sobre essas substâncias ainda não estão claras. O objetivo do projeto é descrever, através de uma revisão de literatura, os óleos essenciais extraídos de plantas que são efetivos como repelentes de mosquitos Ae. Aegypti nos últimos quatro anos. Os termos Aedes aegypti e óleos essenciais de plantas serão utilizados nas plataformas Scielo, ScienceDirect e “Portal Periódicos Capes”. Espera-se que esse estudo possa auxiliar na pesquisa por espécies de plantas com potencial repelente, impactando positivamente no desenvolvimento de novas pesquisas aplicadas na área abordada.
Link para o vídeo de apresentação do projeto
ID: 202 - Plantas medicinais na produção de sabonetes ecológicos: reaproveitamento, sustentabilidade e saúde
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE - Campus Limoeiro do Norte)
Flávia Synthia Fernandes Medeiros (2o Ano do Ensino Médio)
Sefura Maria Assis Moura (Orientadora)
Ysabele Yngrydh Valente Silva (Coorientadora)
Resumo: Plantas medicinais são todas as classes de vegetais que possuem princípios ativos capazes de amenizar ou promover a cura de enfermidades. Assim, diante da grande variedade de espécies da nossa região e da importância de se conhecer e se fazer uso adequado das mesmas, este projeto teve como objetivo realizar um estudo sobre plantas medicinais e preparar sabonetes artesanais utilizando as espécies vegetais e óleo de cozinha residual. As partes coletadas das plantas foram submetidas à secagem para retirada da umidade e os materiais vegetais foram moídos, pesados e submetidos à processo de extração à quente com água para a preparação de extratos. O material obtido foi utilizado no preparo de sabonetes em barra, utilizando o óleo reutilizado.
Link para o vídeo de apresentação do projeto
Área 3: Ciências Agrárias
ID: 301 - Aproveitamento de Resíduos Agroindustriais para Hidrogeis
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE - Campus Limoeiro do Norte)
Fernando Antônio da Silva Júnior (2° Ano do Ensino Médio)
Renata Chastinet Braga (Orientadora)
Letícia Maria Viana Alves (Coorientadora)
Resumo: Os descartes do processamento de frutas são descartados pela indústria gerando grande quantidade de resíduos. Esses resíduos são compostos por açúcares, pectina, amido, celulose, hemicelulose, produtos que podem ser usados em processos biotecnológicos para produção de filmes comestíveis, biogás, hidrogeis entre outros. A proposta deste projeto é realizar um levantamento de dados dos resíduos agroindustriais no interior do estado do Ceará e confeccionar hidrogeis a partir dos resíduos gerados. No fim do período, serão realizados testes de obtenção do gel, absorção de água e biodegradabilidade em conjunto com laboratórios parceiros. Como resultados, espera-se obter um produto que trará benefícios para o meio ambiente, para a indústria e para o produtor gerando uma rentabilidade para o mesmo.
Link para o vídeo de apresentação do projeto
ID: 302 - Laranja ‘de Russas’: Indicadores de sustentabilidade
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE - Campus Limoeiro do Norte)
Raimundo Alves da Costa Júnior (2° Ano do Ensino Médio)
Marlene Nunes Damaceno (Orientadora)
Sheyla Maria Barreto Amaral (Coorientadora)
Resumo: Essa pesquisa tem por objetivo avaliar o nível de sustentabilidade da agricultura familiar desenvolvida pelos produtores da laranja ‘de Russas’, no interior do estado do Ceará, por meio de indicadores e índices de sustentabilidade. Entrevistas serão realizadas com a aplicação de questionários, que contemplarão cinco indicadores: econômico, técnicoagronômico, manejo, ecológico e político-institucional que configuram a atividade agrícola desenvolvida. Esses resultados serão utilizados para obtenção do Índice de Sustentabilidade de cada indicador e do Índice de Sustentabilidade Geral. Espera-se com esse estudo relacionar os indicadores, identificando qual contribuiu positivamente para o Índice de Sustentabilidade Geral e quais poderiam ter contribuído de forma mais significativa, bem como, facilitar a percepção dos agricultores sobre as práticas realizadas e colaborar com o poder público sobre as possíveis contribuições ao sistema agrossustentável.
Link para o vídeo de apresentação do projeto
ID: 303 - Pamonha e canjica certificado a origem: Fase 2
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE - Campus Limoeiro do Norte)
Liana Bruna Santiago de Lima (2° Ano do Ensino Médio)
Renata Chastinet Braga (Orientadora)
Mayara Salgado Silva (Coorientadora)
Resumo: Os pratos típicos, além de valiosas características nutricionais, são importantes para manter a identidade cultural de cada país, região e comunidade. Este projeto tem por principal objetivo a elaboração de um selo municipal para garantir a qualidade na produção de canjica e pamonha, promovendo seu consumo. Como resultado preliminar fez pesquisas sobre a origem destes pratos típicos, não identificando a sua real origem. A segunda parte do projeto está sendo desenvolvida, estão sendo preparado o projeto de lei referente ao selo origem. Estão sendo feita pesquisas entre consumidores e produtores de canjica e pamonha e estão sendo preparados o material para o curso de Boas Práticas de Fabricação e Chek list de estabelecimentos. Espera-se com esse projeto aprovar um projeto de Lei que possa certificar os produtores de canjica e pamonha que tenham treinamento adequado em Boas Práticas e estabelecimentos vistoriados como adequados para produção.Os pratos típicos, além de valiosas características nutricionais, são importantes para manter a identidade cultural de cada país, região e comunidade. Este projeto tem por principal objetivo a elaboração de um selo municipal para garantir a qualidade na produção de canjica e pamonha, promovendo seu consumo. Como resultado preliminar fez pesquisas sobre a origem destes pratos típicos, não identificando a sua real origem. A segunda parte do projeto está sendo desenvolvida, estão sendo preparado o projeto de lei referente ao selo origem. Estão sendo feita pesquisas entre consumidores e produtores de canjica e pamonha e estão sendo preparados o material para o curso de Boas Práticas de Fabricação e Chek list de estabelecimentos. Espera-se com esse projeto aprovar um projeto de Lei que possa certificar os produtores de canjica e pamonha que tenham treinamento adequado em Boas Práticas e estabelecimentos vistoriados como adequados para produção.
Link para o vídeo de apresentação do projeto
ID: 304 - Adição de fertilizante orgânico associado à resposta da produção de pimenta dedo de moça
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE - Campus Limoeiro do Norte)
Sulamita Mara Pereira Ramos (2° Ano do Ensino Médio)
Tiago Guimarães Pinheiro (2° Ano do Ensino Médio)
Rafael Néo da Silva (1° Ano do Ensino Médio)
Arilene Franklin Chaves (Orientadora)
Resumo: No decorrer dos anos, o mundo tem perdido cerca de 50% de todo o solo fértil, se não encontrarmos medidas eficazes e rápidas, dentro de 300 anos não teremos terra prolifera para todas as pessoas. A matéria orgânica devolvida ao solo pode caracterizar uma dessas medidas eficazes. Neste sentido o objetivo do trabalho é encontrar uma maneira rápida e eficaz para deixar o solo fértil novamente. O experimento terá delineamento inteiramente casualizado, conduzido em dois ambientes domésticos, o primeiro com solo fértil e o segundo com solo infértil, cultivados na mesma época, com pimenta dedo de moça, totalizando 24 parcelas experimentais, contendo 4 tratamentos e 3 repetições. Será avaliado através das características produtivas da cultura e do solo. Espera-se encontrar um solo mais fértil, mensurado pela produtividade da cultura pimenta dedo de moça.
Link para o vídeo de apresentação do projeto
Área 5: Ciências Humanas ou Linguística, Letras e Artes
ID: 501 - Uma história contada em números
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE - Campus Limoeiro do Norte)
César Augusto Matos da Silva (2° Ano do Ensino Médio)
Pablo Alfredo Saip Baier (Orientador)
Jürgen Alfred Baier Saip (Coorientador)
Resumo: A evasão escolar é um problema grave que perpassa a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica em todo o Brasil. Há razões diversas para a sua ocorrência. A proposta deste projeto é analisar as taxas de evasão de um Curso Técnico e de um Curso Superior em um dos campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) utilizando o sistema IFCE em Números. Será avaliada a taxa de evasão dos referidos cursos nos três últimos anos cujos dados foram disponibilizados na plataforma mencionada a fim de identificar possíveis conexões entre ingresso, gênero, realidade socioeconômica e políticas afirmativas. Esta é uma pesquisa de caráter quantitativo, baseada no tratamento e análise da base de dados.
Link para o vídeo de apresentação do projeto
ID: 502 - Ensino de frações no Ensino Médio usando gamificação
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE - Campus Limoeiro do Norte)
Lucas Fernandes de Moraes (2° Ano do Ensino Médio)
Pablo Alfredo Saip Baier (Orientador)
Jürgen Alfred Baier Saip (Coorientador)
Resumo: Um dos grandes motivos para a reprovação em matemática de alunos no ensino médio das escolas em geral, é o baixo nível de conhecimentos adquiridos previamente no assunto de frações. Os jogos de aprendizagem enquanto lúdico, desenvolvido em sala de aula, constitui uma das ferramentas capazes de despertar o interesse do aluno aos conteúdos nas mais diversas áreas do conhecimento, e com a matemática não é diferente. Em particular com a gamificação, é possível trazer o jogo para o ambiente escolar, de forma a aumentar o engajamento, a produtividade, o foco, a determinação e outros atributos desejáveis nesse contexto. O objetivo deste projeto é elaborar jogos digitais para auxiliar na aprendizagem de frações por alunos do ensino médio técnico integrado. Para isso, a metodologia utilizada seguirá o modelo 4D de Thiagarajan, que consiste em 4 estágios: Definir, Design, Desenvolver e Disseminar e terá como produto uma planilha de atividades para o aluno baseada em jogos de computador. Os testes serão aplicados nas turmas de 1º e 2º anos do curso Técnico Integrado em Eletrotécnica do IFCE campus de Limoeiro do Norte, totalizando cerca de 70 alunos. Se espera uma melhora na aprendizagem do assunto de frações por parte dos alunos, aumentando sua autoestima e diminuindo as taxas de reprovação (retenção) nas disciplinas de Matemática.
Link para o vídeo de apresentação do projeto
ID: 503 - Projeto BIOEDUCA IFCE: Divulgação científica em Ciências e Biologia para aprimoramento da aprendizagem discente no Ensino Médio
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE - Campus Limoeiro do Norte)
Shaira da Silva Gomes (2° Ano do Ensino Médio)
Flávio José Freitas Cavalcante Filho (2° Ano do Ensino Médio)
Luiz Gonzaga do Nascimento Neto (Orientador)
Resumo: A construção da visão autônoma sobre o conhecimento científico vem se tornando fundamental para o entendimento das ações que ocorrem ao nosso redor. Diversos mecanismos são utilizados em sala de aula para facilitar o processo ensino-aprendizagem. Assim, a divulgação científica vem se tornando um mecanismo eficaz no sentido de inserir as instituições públicas de Ciência Tecnologia e Inovação (CT&I) e suas atividades, no caso dos Institutos Federais, no ensino, com destaque nos meios de comunicação. A presente proposta tem o objetivo de apresentar a ação extensionista Bioeduca IFCE Limoeiro a comunidade interna e externa, destacando as estratégias pedagógicas e os principais mecanismos de divulgação científica com intuito de melhorar o aprendizado de discentes e profissionais nas áreas de Ciências e Biologia.
Link para o vídeo de apresentação do projeto
ID: 504 - Nas trilhas de Maat: Filosofia Africana e Afro-brasileira no Ensino Médio Integrado
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE - Campus Limoeiro do Norte)
Lavínia dos Santos Félix (1° Ano do Ensino Médio)
Levi Palhares Maia (1° Ano do Ensino Médio)
Elielvir Marinho do Nascimento (Orientador)
Resumo: O projeto pretende discutir as relações étnico-raciais a partir do ensino de Filosofia no Ensino Médio. Para tanto, utilizar-se-á o estudo da filosofia africana e afro-brasileira como instrumento de uma pedagogia filosófica antirracista que busque promover educação das relações étnico-raciais na disciplina de Filosofia dos cursos Técnicos Integrados. Compreendendo o racismo como um componente estrutural e estruturante da sociedade brasileira (ALMEIDA, 2019), pretende-se problematizar a dimensão epistêmica e cognitiva do referido fenômeno, a qual se manifesta através do apagamento sistemático das contribuições do continente africano para a Filosofia. Entende-se assim que “a problemática do conhecimento é fundamentalmente étnico-racial” (RUFINO, 2019, p. 12). Apesar do eurocentrismo que orienta fortemente a tradição filosófica ocidental, a qual não raramente se fundamenta em pressupostos racistas, existem robustas evidências de que o continente africano contribuiu e contribui decisivamente para a construção do conhecimento filosófico. Trabalhos recentes (ASANTE, 2014; BERNAL, 2005; JAMES, 2001; NASCIMENTO, 2019; NOGUERA, 2014; OBENGA, 2004; RAMOSE, 2011;) têm demonstrado a relevância do filosofar africano, tanto do pensamento produzido no continente, como do pensamento elaborado na diáspora. Desse modo, por meio da revisão de literatura pertinente acerca da temática e inspirando-nos no conceito de Maat – deusa egípcia da Verdade, da Justiça e do Equilíbrio cósmico e social – espera-se explicitar as contribuições do continente africano para a Filosofia e refletir sobre as possíveis contribuições da disciplina de Filosofia para a educação das relações étnico-raciais. Por fim, espera-se ainda promover maior justiça epistêmica ao divulgar o pensamento filosófico produzido por pensadores/as africanos/as e afro-brasileiros/as.
Link para o vídeo de apresentação do projeto
ID: 505 - Desenvolvimento de um laboratório de apoio a pesquisa
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE - Campus Limoeiro do Norte)
Pedro Vinicius de Oliveira Monteiro. (2° Ano do Ensino Médio)
Marcello Anderson Ferreira Batista Lima. (Orientador)
Resumo: O presente projeto de pesquisa apresenta-se com proposta de desenvolvimento de um laboratório de apoio a pesquisa, com ênfase no curso de Especialização em Energias Renováveis. As fontes de Energias Renováveis – ER estão desempenhando um papel importante na consecução do objetivo de um desenvolvimento sustentável a nível mundial. O curso de especialização em Energias Renováveis do IFCE tem como propósito fortalecer as áreas de atuação da instituição em ações de pósgraduação, pesquisa, inovação, ensino a extensão. Visando o atendimento dessa demanda, a presente proposta de pesquisa propõe o desenvolvimento de um laboratório de apoio a pesquisa, onde serão desenvolvidas as atividades de investigação do Curso de Especialização em Energias renováveis, assim como de outros cursos do campus onde este será instalado.
Link para o vídeo de apresentação do projeto
ID: 506 - Duolingo nos Cursos Técnicos Integrados do IFCE Campus Limoeiro do Norte: Usar ou não usar, eis a questão
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE - Campus Limoeiro do Norte)
Pedro Henrique dos Santos Azevedo (3° Ano do Ensino Médio)
Karlucy Farias de Sousa (Orientadora)
Resumo: Considerando o estado de emergência em Saúde Pública no Ceará, decorrente do enfrentamento do Coronavírus e partindo do princípio de que é relevante que os alunos dos Cursos Técnicos Integrados mantenham o contato com a língua inglesa durante o Ensino Remoto Emergencial, assim como é interessante que o contato extraclasse com o inglês continue após o retorno das aulas presenciais, este projeto averiguou o envolvimento dos alunos no aprendizado de inglês por meio da ferramenta Duolingo no Campus Limoeiro do Norte do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Além de ser gratuita e divertida (por conter traços de gamificação), e de possibilitar o acesso offline, essa ferramenta permite ao docente monitorar a evolução dos aprendizes através do Duolingo for Schools e estabelecer metas de atividades a ser resolvidas em casa. Este estudo de caso seguiu os pressupostos de pesquisas exploratórias. 100% dos participantes gostaram de utilizar o Duolingo e a maioria acredita que o app auxilia na aprendizagem.
Link para o vídeo de apresentação do projeto
ID: 507 - Quizizz X Kahoot!: que comecem os jogos!
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE - Campus Limoeiro do Norte)
Karla Evelyn Silva Gomes (2°Ano do Ensino Médio)
Emanuele Danila Silva Machado (2°Ano do Ensino Médio)
Karlucy Farias de Sousa (Orientadora)
Resumo: Considerando que a maioria dos alunos dos Cursos Técnicos Integrados do Campus Limoeiro do Norte do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará não vislumbra a relevância de saber inglês em nosso mundo globalizado, o que colabora com a marginalização dessa disciplina em meio às demais do currículo, este projeto analisará a percepção desses discentes sobre o impacto do uso de dois Recursos Educacionais Digitais (RED), Kahoot! e Quizizz, no ensino de Língua Inglesa para a aprendizagem dos estudantes nos diferentes cursos desse nível oferecidos pelo campus. Essas duas ferramentas, além de gratuitas, podem ser acessadas a partir de vários dispositivos. A importância desse projeto está na necessidade de conhecer melhor esses RED para o aprofundamento de estudos sobre o uso de tecnologias com fins educacionais, em especial com o advento do Ensino Remoto. Este estudo de caso seguirá os pressupostos de pesquisas exploratórias, com traços descritivos. Espera-se que este estudo proporcione a exposição dos estudantes a recursos úteis na aprendizagem de inglês como língua estrangeira.
Link para o vídeo de apresentação do projeto
ID: 508 - Combatendo o Preconceito
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE - Campus Limoeiro do Norte)
Antônia Iorrane Kétili Sousa Guimarães (2° Ano do Ensino Médio)
Sthefany Lara de Sousa Oliveira (2° Ano do Ensino Médio)
Renata Chastinet Braga (Orientadora)
Nayara Coriolano de Aquino (Coorientadora)
Resumo: O preconceito existe em vários tipos de situações cotidianas em cada decisão que as pessoas tomam em cada ocasião pode estimular ou combater o preconceito. Os jogos digitais colaboraram com o desenvolvimento dos jogadores a criarem uma forma diversificada de expressão e de ação na sociedade. Considerando isso o objetivo desse trabalho é desenvolver um jogo digital que proponha situações de combate ao preconceito. O projeto do jogo incluirá a preparação de personagens e cenários diversificados e seu protótipo será feito na plataforma Construc 3. O resultado será um jogo dinâmico e divertido que inclua de forma natural a diversidade e tolerância.
Link para o vídeo de apresentação do projeto
ID: 509 - Rede de ansiedade
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE - Campus Limoeiro do Norte)
Ríleri Jamile Moura Maia (3° Ano do Ensino Médio)
Renata Chastinet Braga (Orientadora)
Ana Caroline Cabral Cristino (Coorientadora)
Resumo: A internet é uma ferramenta que se tornou essencial principalmente durante a pandemia. As redes sociais, já muito utilizadas tiveram um crescimento ainda maior durante esse período. Estatísticas globais mostram que, no início de 2019, 3,5 bilhões de pessoas - 58% da população mundial com mais de 13 anos - estavam usando redes sociais online. Mais especificamente, o Instagram se destaca no cenário mundial no que diz respeito ao número de usuários. Diante disso o projeto visa avaliar se o uso dessa rede social e seus filtros, geram ansiedades aos participantes da pesquisa. Como metodologia vamos aplicar um questionário através do google docs e utilizar a escala Likert para interpretar melhor os resultados. Espera-se com esse trabalho verificar se o uso do instagram e seus recursos podem ser fatores que influenciam a ansiedade.
Link para o vídeo de apresentação do projeto


