Metas da Unidade Administrativa
METAS DE UNIDADES ADMINISTRATIVAS
Figura 3 – Função Metas da Unidade Administrativa

Essa função tem a finalidade de listar as metas cadastradas para a unidade no período de referência, conforme o cronograma de metas definidos no Plano de Desenvolvimento Institucional da unidade.
O usuário com o perfil Coordenador de Planejamento do Campus ou Coordenador de Planejamento Sistêmico não terá acesso ao cadastro das metas, ou seja, somente poderá visualizá-las.
O cadastro das metas anuais é de responsabilidade da Diretoria de Desenvolvimento Institucional.
Ao clicar na opção Metas de Unidades Adm. (figura 3), o sistema direcionará o usuário para a seguinte tela:
Figura 4 – Lista de Metas Anuais

A lista das metas referentes ao exercício de referência é apresentada ao usuário (figura 4). Veja que é possível pesquisar uma meta na ferramenta de busca ou por meio do uso de filtros.
Observação: os campos “unidade de medida” e “valor total” não estarão preenchidos nesse primeiro momento da implantação do sistema.
Nessa tela não é apresentado ainda os detalhes de cada meta, mas perceba que para cada meta da lista existe um código a ela associado, ao clicar em um desses códigos o usuário será direcionado para uma nova tela que apresentará os detalhes da meta referente ao código selecionado (figura 5).
Figura 5 – Tela de Detalhamento de Meta

As informações dessa tela (figura 5) apresenta o título da meta (promover a qualificação dos servidores em nível superior), a justificativa (nesse exemplo, não preenchida), período de execução (02/01/2016 a 29/12/2016), saldo orçamentário disponível (dois milhões, quatrocentos e vinte e sete mil e oitenta reais) e valor da meta da unidade igual a 1 (nesse exemplo a meta da unidade é promover a qualificação de um servidor em curso de nível superior).
Atenção: o saldo disponível não é o saldo orçamentário disponível para a execução da meta apresentada, mas o saldo disponível para a realização de todo o planejamento da unidade.
Ressalta-se que haverá casos em que o valor da meta da unidade estará representado por um número não inteiro, para esses casos significa dizer que a meta corresponde a um percentual. Vejamos o exemplo a seguir:
Figura 6 – Exemplo de meta com valor fracionário

Observe no exemplo acima (figura 6) que a meta “Ampliar a participação dos alunos em projetos de ensino, pesquisa e/ou extensão”, possui como valor da meta da unidade 0,09, isso significa dizer que, a meta da unidade é alcançar 9% do total dos alunos participando de algum projeto da área do ensino, pesquisa e/ou extensão.
Verificar os recursos orçamentários
Na tela que apresenta o detalhamento de uma meta é possível perceber a existência de um botão na cor verde no canto superior direito, esse botão permite ao usuário visualizar o orçamento disponível para o planejamento da unidade de modo detalhado. Vejamos a figura 7:
Figura 7 – Resumo do Orçamento da Unidade
A tela acima apresenta o detalhamento da distribuição orçamentária do campus para as seguintes as finalidades:
-
Auxílio ao educando (bolsa) – montante disponível para o pagamento de bolsas e auxílios aos estudantes;
-
Auxílio ao educando (geral) – montante disponível para custear outras despesas da área da assistência aos estudantes, como por exemplo: merenda escolar;
-
Funcionamento da rede – montante disponível para custear as despesas de custeio e capital; e
-
Tecnologia da informação – montante disponível para custear as despesas de custeio e capital da área de tecnologia da informação da unidade.
Importante: os recursos orçamentários apresentados correspondem a PLOA da unidade, portanto, estão sujeitos a alterações a partir da aprovação da LOA.
À medida que usuário realiza o cadastro de uma ação estratégica (veremos como fazer isso mais adiante) o recurso orçamentário planejado para a realização dessa ação será debitados da coluna disponível e será creditado na coluna planejado, correspondente a origem do recurso. Entenderemos melhor essa situação adiante!


